Se você deseja empreender no segmento de moda, é provável que esteja pesquisando sobre como montar uma loja de roupas bem-sucedida. Afinal, como se trata de um tipo comum de comércio, a competitividade é alta. E, por essa razão, é preciso aprender formas de se destacar nesse meio.
Vamos trazer todas as dicas e etapas para fazer do seu sonho uma realidade. E adivinhe só: o primeiro passo para o sucesso você já deu, que é justamente ir atrás das informações necessárias para aprender como montar uma loja de roupas. O segundo é continuar a leitura até o final. Vamos em frente?
Como montar uma loja de roupas: passo a passo
O sucesso de um empreendimento depende, em grande parte, do seu planejamento estratégico. E, com uma loja de roupas, não é diferente. É esse o instrumento que dará toda a base necessária para sustentar as ações que você vai promover ao longo do tempo, desde antes da abertura do negócio. Quer descobrir tudo sobre como montar uma loja de roupas? Então, acompanhe o passo a passo.
Defina seu público-alvo
O público-alvo consiste em um grupo específico de consumidores que a sua empresa quer atender.
São pessoas com perfis e necessidades semelhantes que têm suas vontades atendidas e problemas solucionados com os produtos e/ou serviços que a sua marca oferece.
Aqui, estamos falando especificamente sobre abrir uma loja de roupas para mulheres ou para crianças. Por isso, você pode até imaginar que o seu público-alvo já esteja definido.
Mas dentro desses dois universos há muito que pode ser explorado e, para que seu comércio dê certo, é preciso definir qual caminho quer seguir para direcionar seus esforços.
Por exemplo, você pretende abrir uma loja de roupas femininas, mas para mulheres de qual idade? Será moda para jovens ou para mulheres mais maduras?
O mesmo vale para a loja de roupas infantil. Seu negócio irá atender todas as faixas etárias? Será voltada mais bebês, ou para crianças acima de 5 anos, por exemplo?
Além da ligação pessoal que tem com o público, o que também pode contribuir para definir quem prefere atender, do ponto de vista empresarial você vai precisar das seguintes informações para definir corretamente o seu público-alvo:
- idade;
- formação;
- classe social;
- hábitos de consumo.
Para ficar mais claro, veja este exemplo:
- o público-alvo do seu negócio são mulheres entre 30 e 40 anos, moradoras da capital de São Paulo, com ensino médio completo, renda mensal compatível com a classe C e que costumam comprar, ao menos, 2 novas peças de roupa todos os meses.
Ou ainda:
- o público-alvo da sua loja de roupas infantil são crianças de 0 a 18 meses, filhos de pais moradores da capital do Rio de Janeiro que possuem curso superior completo, renda mensal compatível com a classe B e que costumam comprar, ao menos 10 novas peças de vestuário infantil por mês.
Mas como chegar a essa definição? A melhor maneira é fazendo uma pesquisa de mercado que lhe ajude a responder perguntas como:
- Quem são essas pessoas?
- Quais necessidades têm que precisam ser atendidas?
- Minha empresa consegue solucioná-las?
Com essas informações você terá dados suficientes para seguir para o próximo passo da sua jornada.
Decida que tipos de roupas serão vendidas
Agora que você sabe para quem vender, é o momento de definir o que vender.
Por exemplo, uma loja de roupas femininas para o público-alvo que mencionamos anteriormente pode trabalhar com moda:
- íntima;
- fitness;
- plus size;
- fast fashion;
- social e muitas outras.
Com essa definição você também já pode fazer um levantamento de possíveis fornecedores.
A pesquisa do Sebrae, citada anteriormente, apontou que 98% dos empresários desse segmento trabalham com fornecedores. Somente 2% fabricam suas próprias peças.
Além disso, a maioria trabalha com vários abastecedores de um mesmo tipo de produto, como é possível ver no gráfico abaixo:
Fonte: Sebrae
A definição dos fornecedores é de extrema importância, visto que essa parceria impacta diretamente no custo final dos seus produtos.
Ou seja, para entregar um bom preço ao consumidor, que também lhe proporcione uma margem de lucro vantajosa, é preciso analisar bem os valores praticados pelas empresas abastecedoras.
Em cima disso é que você vai fazer os cálculos de quanto cobrar por cada peça, nunca se esquecendo de considerar o poder aquisitivo dos seus clientes.
Escolha um ponto comercial
Ainda que o comércio on-line esteja crescendo mais a cada dia (falaremos sobre ele mais a frente), as chamadas “vendas no balcão” ainda representam a maior parte do faturamento de uma loja que atende física e virtualmente — 74% de acordo com o Sebrae.
Fonte: Sebrae
Mas para uma boa visibilidade e, consequentemente, lucro, é preciso estar em um bom ponto comercial.
Por isso, este passo consiste na escolha do local onde sua loja de roupas femininas, ou sua loja de roupas infantil, será instalada.
Um dos pontos de maior peso para essa decisão é considerar um lugar que seja compatível com seu público-alvo. Ou seja, sua empresa precisa estar onde seu consumidor está.
Depois, analise questões como:
- espaço;
- visibilidade;
- valor do aluguel;
- facilidade de acesso para os clientes;
- se há lojas concorrentes próximas.
Estude a concorrência
Analisar o mercado é útil por diferentes razões. A primeira delas é fazer benchmarking, que nada mais é que identificar os pontos fortes e fracos dos concorrentes, seus erros e acertos, para construir uma estratégia própria. Como as outras lojas miram o mesmo público que o seu, fica mais fácil identificar o que dá certo ou não. Fora que estudar a concorrência ajuda na hora de escolher seu ponto de venda, que é o nosso próximo passo.
Campanhas de Marketing
Sua loja, seu atendimento, seus produtos e seus preços podem ser o melhor de todos, mas nada vai adiantar se seus cliente não souberem que você existe ou se não lembrarem de você. Campanhas de Marketing, além de dar visibilidade e divulgar, dão credibilidade à sua loja e isso com certeza ajudará no sucesso de sua loja de roupas.
As dicas são muitas, mas listarei algumas:
- Redes sociais (Facebook, Instagram, WhatsApp): De acordo com o próprio Facebook, diariamente 62 milhoes de pessoas acessa a rede social. Instagram possui 50 milhões de usuários segundo matéria da folha de São Paulo em 2017. Se realizada corretamente, a estratégia tem um potencial muito bom, pois os custos tendem a ser mais baratos.
- Divulgação em rádios e TV locais; O custo pode ser alto, mas dará uma visibilidade muito grande e status para a loja.
- Participação em desfiles : Sua marca será vista com outros olhos quando participa de desfiles, pois normalmente tem muita mídia para promover o evento e sua marca irá ganha destaque junto.
- Influenciadores: Uma prática comum a muitos anos é celebridades usarem uma marca ou produto e consequentemente várias pessoas quererem também, mas como uma loja que está começando pode fazer isso?
Com o advento da internet existem muitos influenciadores que podem divulgar seu produto em canais de youtube ou contas no Instragram, para o Instagram existe essa ferramenta : http://snip.ly/fetwnb, está em inglês, mas basta ir até a parte do site que está assim: “Instagram Influencer Earnings Calculator” e inserir o Instagram username que você deseja analisar e verificar os resultados de engajamento e custos por postagem. Muitos influenciadores divulgam produtos que ganham de lojas, então dê de brinde produtos para eles que os mesmos divulgarão para você, mas sempre busque analisar o retorno obtido com cada influenciador e combine antes com ele.
Divulgue! Assim, você pode ter um alcance maior de pessoas e atrair mais clientela para a sua loja!
Quanto custa para abrir uma loja de roupas? É possível abrir uma com pouco dinheiro?
Ainda que tenha um valor para investir e listado todos os gastos iniciais, você deve estar se perguntando quanto custa abrir uma loja de roupas, certo?
O fato é que é quase impossível estabelecer um valor exato. Porém, podemos lhe dar uma estimativa de quanto vai gastar para tirar o seu projeto do papel e transformá-lo em realidade.
Começando pela abertura da sua empresa, você pode ter que desembolsar entre R$ 1 mil e R$ 5 mil reais.
Mas vamos lhe dar uma importante dica para economizar esse valor: aqui, na Contabilizei, você pode abrir a sua empresa de graça, pagando apenas as taxas do governo.
Saiba como abrir empresa gratuitamente!
Já o aluguel varia muito de região para região, tamanho do espaço etc. Se estiver dentro de um shopping ou galeria, por exemplo, é preciso considerar o valor do condomínio.
Outro ponto de variação é o estoque. Tudo vai depender do porte inicial da sua empresa e de quanto espaço tem para armazenamento.
Considerando tudo isso, uma média para montar uma loja de roupas femininas, ou uma loja de roupas infantil, é de R$ 30 mil. Porém, também é possível montar um negócio desse segmento gastando pouco.
Muitos empreendedores começam seus negócios com valores mais baixos (por exemplo, R$ 5 mil).
Há quem inicia na modalidade conhecida como “sacoleira”, vendendo seus produtos sem espaço físico montado, ou seja, indo até os clientes.
Em casos assim, conforme o faturamento vai aumentando, a tendência é abrir um local para as vendas, que pode inicialmente até ser na própria casa ou em um espaço cedido por familiares.
Ou seja, quanto você dispõe financeiramente para iniciar um negócio nem sempre é motivo para desistir. É totalmente possível começar com pouco dinheiro e ir crescimento dia após dia.
O que comprar para montar uma loja de roupas femininas ou infantil?
Agora, se o seu foco for realmente montar uma loja de roupas femininas ou uma loja de roupas infantis física, veja alguns dos materiais que precisará comprar:
- araras;
- provadores
- balcões;
- estantes;
- espelhos;
- manequins;
- prateleiras;
- computadores;
- itens de papelaria;
- itens de decoração;
- aparelho de telefone.
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E se precisa de algum projeto para seu espaço comercial não se esqueça que você pode contar com nós da Única Projetos.