Geralmente a porcentagem para revender roupas é de 100% sobre cada peça para quem trabalha como sacoleira ou vende em casa. Quem possui uma loja poderá cobrar uma margem um pouco maior na revenda de roupas, podendo variar entre 120% e 200%.
Porém antes de definir uma porcentagem de lucro para suas roupas, é ideal pesquisar para ver qual o preço médio desse mesmo produto no mercado. Porque não adianta colocar uma margem muito alta nas suas peças, se o preço do mercado está abaixo.
Afinal você não conseguirá vender e não terá lucro algum. Portanto, é preciso analisar principalmente o preço de mercado.
Mas geralmente a maioria dos vendedores de roupas costumam trabalhar com a porcentagem de 100% em cima dos produtos. Isso é algo quase universal nesse ramo!
Utilize o cálculo Markup para chegar ao preço ideal
O Cálculo Markup é uma forma de calcular o lucro ideal para roupas e outros produtos, já incluindo os custos fixos, custos variáveis e o lucro final.
Então com ele é possível chegar a uma porcentagem que seja justa para cobrar, de modo que você não vai ter prejuízo nas suas vendas.
Porém é preciso já ter uma certa noção ou base em porcentagem dos seus custos.
No blog da Conta Azul tem um artigo completo explicando tudo desde o básico. Porém vou tentar lhe explicar aqui apenas para você ter uma noção de como chegar ao preço.
- Custos Fixos: São contas que você tem todo mês que pagar para manter seu negócio. Como conta de água, luz, internet, aluguel e outras mais.
- Custos variáveis: Essas são as contas que variam de acordo a quantidade de vendas que você fizer no mês. Como o imposto e comissões (caso você tenha uma loja e pague para os vendedores).
- Margem de lucro: Esse será o lucro final que você terá depois de pagar todos os custos do negócio.
No entanto, você precisará ter cada um desses custos em porcentagem. Caso você não saiba muito bem ainda qual a porcentagem de cada um desses custos, você poderá usar uma base aproximada ou solicitar o auxilio contábil na área.
A fórmula para esse cálculo é:
100/[100-(Custo Fixo+Custo variável+Lucro)]
Cálculo do preço de revenda na prática
Para calcular o preço de revenda de um produto, primeiro você calcula a margem de lucro média que você pretende para seu negócio:
O lucro é o que sobra das vendas, menos o custo das mercadorias vendidas, menos as despesas variáveis e menos as despesas fixas, inclusive o pró-labore.
Cada tipo de atividade tem uma margem de lucro. Lembrando que o lucro destina-se a remunerar o capital investido na empresa. É desejável que esse capital seja remunerado no mínimo por volta de 2% a 4% ao mês.
Exemplo:
Preço de venda | R$ 20,00 | 100% |
(-) Imposto sobre as Vendas | R$ 2,00 | 10% |
(-) Custo das Mercadorias Vendidas | R$ 9,00 | 45% |
(-) Despesas Variáveis | R$ 3,00 | 15% |
(=) Margem de Contribuição | R$ 6,00 | 30% |
(-) Despesas Fixas | R$ 4,00 | 20% |
(=) Lucro | R$ 2,00 | 10% |
Depois, com base na remuneração do capital desejado (lucro), você parte para o uso da técnica de cálculo do Mark-up, que é o valor desejado de margem de lucro adicionado ao preço de custo do produto.
Exemplo:
Valor de custo do produto | R$ 9,00 | 45% |
(+) Despesas Variáveis | R$ 1,00 | 10% |
(+) Despesas Fixas | R$ 2,25 | 20% |
Subtotal | R$ 12,25 | 15% |
Mark-up intermediário | R$ 5,75 | 32% |
Impostos | R$ 2,00 | 10% |
Valor do preço final do produto | R$ 20,00 | |
Mark-up Divisor Total ( fator ) | 0,45 |
Como chegar no fator Mark-up de 0,45:
(R$ 9,00 / R$ 20,00 = 0,45) portanto, se (R$ 9,00 / 0,45 = R$ 20,00)
Mark-up é um valor originalmente adicionado ao custo. Portanto ao calcular seu valor devemos fazê-lo usando o chamado cálculo por dentro, ou seja, dividir pelo fator para adicionar o valor encontrado ao próprio preço.
Outro ponto fundamental que pode determinar o sucesso deste tipo de empreendimento é o Giro de Estoques, ou seja, o quanto tempo as mercadorias ficam estocadas sem serem vendidas. A velocidade com que os estoques se renovam pode contribuir com a saúde financeira da operação.
Considere o preço de custo
O ponto de partida para estipular o preço de revenda de um produto é considerar o quanto esse item custou no atacado. Há quem dobre o valor de atacado para vender no varejo, mas nem sempre essa técnica é a mais acertada. Em alguns casos, sobretudo em períodos de lançamento, os custos das peças são mais elevados. Para garantir um preço competitivo e que o faça se destacar em meio à concorrência, muitas vezes é preciso diminuir o lucro em 10 ou 20%.
Depois do lucro, a rentabilidade
Após identificar a margem de lucro, você precisa fazer uma análise mais precisa sobre cada venda.
Isso porque é fundamental identificar se há algum produto rendendo mais ou menos do que a média, diminuindo a lucratividade, exigindo muitos recursos e tomando seu tempo sem o retorno necessário.
A forma mais precisa de fazer a análise das vendas é calculando separadamente os recursos utilizados. Assim, você pode distribuir melhor os esforços na compra e divulgação do produto e conseguir dar ênfase para aqueles que considerar mais importantes.
Lucratividade e rentabilidade são maneiras básicas mas importantes para avançar nesse tipo de decisão.
Agora já sabe como calcular a margem de lucro?
Acompanhe nosso Blog para ver mais dicas.