Você sabe o quão importante são as estratégias de arquitetura e vitrinismo para a sua loja vender mais? Continue a leitura e confira como montar um provador de loja, que te ajude a vender mais!
Mas, antes de saber essas dicas, vamos entender algumas informações importantes. Segundo uma pesquisa realizada por uma das redes jornalísticas mais conceituadas dos EUA, quando o consumidor utiliza um provador de loja para experimentar uma peça, suas chances de comprar aumentam em cerca de 67%.
Além disso, a pesquisa também revelou que, aproximadamente, um terço dos clientes que entram em uma loja, decidem provar as peças. Isso mesmo! Quase 30% dos clientes que entram em sua loja, irão utilizar os seus provadores para decidir sobre a compra.
Você sabia que os provadores de seu estabelecimento tinham um potencial de conversão tão grande assim?
Neste artigo, mostraremos como montar um provador de loja para ajudar a alavancar seus resultados de vendas. Continue a leitura do conteúdo para conferir!
Proporcione uma experiência positiva
Muitos lojistas ainda lidam com seus provadores como se eles fossem uma obrigação, e não uma prioridade. E por isso, eles acabam ficando abandonados, sujos e muito mal estruturados. Porém, quem acaba sofrendo as consequências são os clientes, na hora de provar as peças.
Como dissemos na introdução, o provador de loja tem um papel fundamental na tomada de decisões do cliente. Por isso, é necessário investir recursos e esforços nos provadores. Proporcionando assim, uma experiência positiva aos consumidores que os utilizarem.
O primeiro aspecto a se levar em consideração é a privacidade. Portanto, os provadores devem ser posicionados de forma estrategicamente discreta, em um local da loja que não fique em evidência.
O cliente também precisa se sentir confortável enquanto prova as peças. Portanto o pavimento não deve ser frio, já que ele precisará ficar descalço para experimentar as roupas ou calçados. E em regiões de clima quente, a área dos provadores também deve estar climatizada!
Além disso, a limpeza e a organização do local também são fatores que podem influenciar positivamente na experiência. Portanto, certifique-se de manter seus provadores sempre aconchegantes, limpos e organizados.
Utilize espelhos de qualidade
Os espelhos são, basicamente, um dos itens mais importantes do provador de loja. Uma vez que, eles são os responsáveis por projetar a imagem que fará o cliente decidir se deve, ou não comprar o seu produto.
Portanto, utilize espelhos de qualidade para evitar arranhões e manchas causadas pelo tempo de uso. Se for possível, utilize pelo menos dois espelhos dentro do provador, para que o cliente consiga ver a peça em seu corpo por vários ângulos.
E em hipótese alguma instale modelos que distorçam o reflexo do corpo do cliente. Pois isso pode causar indignação depois da compra, afastando-o para sempre de seu negócio.
Muitas lojas, inclusive, têm o hábito de colocarem “espelhos emagrecedores” em seus provadores. Espelhos que são feitos de vidro em corte côncavo, afinando a imagem. Esses estabelecimentos afirmam estarem investindo no “aumento da autoestima” de seus clientes. Mas suas intenções são completamente dúbias e de má-fé, já que induzem ao erro, fazendo com que as pessoas comprem um produto que, muitas vezes, não valoriza seu perfil e biotipo.
Invista em iluminação, espaço e ventilação
Você se lembra que falamos sobre proporcionar uma experiência positiva? Pois bem, para não causar uma sensação claustrofóbica nas pessoas que entrarem nos seus provadores, é preciso que os locais sejam iluminados, ventilados e, é claro, espaçosos.
Iluminação e espaço
Uma iluminação inadequada em um espaço pequeno pode evidenciar partes do corpo que o consumidor pretende esconder. Além disso, um local quente e abafado pode apenas causar uma péssima experiência.
O jogo de iluminação deve ser posicionado estrategicamente, para valorizar os ângulos em que os clientes se veem. Para isso, aposte em lâmpadas de cores frias, baixa voltagem e instaladas por trás dos espelhos. Assim, você terá uma iluminação clara, porém sutil.
Outra dica é fugir das lâmpadas incandescentes ou halógenas. Isso porque esses tipos de lâmpadas podem provocar alguns efeitos indesejados, como oleosidade ou suor, em ambientes muito pequenos (como a maioria dos provadores). Convenhamos, não é isso que você deseja que o seu cliente sinta quando estiver experimentando um produto no seu estabelecimento, não é mesmo?
Para que ele se sinta confortável no provador, garanta que a temperatura esteja agradável. Não permitindo que as lâmpadas tenham uma influência negativa na sensação térmica dentro daquele ambiente.
Além disso, você sabia que as cores das lâmpadas podem interferir nas cores das roupas? Pois é! Para garantir que o cliente tenha a percepção correta da tonalidade da roupa dentro do provador, a dica é prestar atenção no IRC das lâmpadas.
Esse índice geralmente está localizado na parte de trás das embalagens das lâmpadas e quer dizer Índice de Reprodução de Cor (IRC) de uma lâmpada. Ele é medido com valores que vão de 0 a 100, sendo os melhores aqueles que estiverem mais próximos a 100.
Ventilação
Quanto à ventilação, invista em um ar-condicionado nos corredores. Assim, você pode manter toda a área dos provadores refrescada e garantir o bem-estar dos seus fregueses. Para garantir ainda mais o conforto térmico dos clientes, pode-se colocar mini ventiladores acoplados na parede, para cada provador.
Disponibilize acessórios e locais para apoio
Para finalizarmos, é imprescindível que o provador tenha lugares de apoio para 3 situações diferentes. Primeiro, para os objetos pessoais – a roupa que o cliente está usando, bolsas e afins. Também para as peças que o cliente pretende experimentar – inclusive com vários ganchos para ele ir separando as peças que mais gostou. E ainda, um local para o cliente poder se sentar.
Portanto, além de posicionar vários ganchos nos dois lados do provador, para o cliente poder pendurar as roupas e seus pertences, coloque um banquinho para o caso dele querer experimentar calçados, shorts, saias ou calças.
Proporcione um espaço confortável para os acompanhantes
Além de todo o conforto oferecido ao cliente, pense que ele pode estar acompanhado de alguém que somente vai ajudá-lo a escolher as roupas. Portanto, reserve locais no corredor dos provadores, para que os acompanhantes também podem se sentar.
Resumindo, o provador de loja tem que ser um local em que o consumidor se sinta bem recebido. Assim, você proporciona uma agradável experiência de compra. E isso irá refletir na qualidade de atendimento da sua loja. Por isso, um diferencial pode ser a disponibilização de um espaço confortável e receptivo para o acompanhante.
De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria inglesa Envision Retail Ltd, a maioria dos clientes que experimentam roupas são mulheres. E, elas geralmente costumam fazer isso acompanhadas de outras mulheres ou dos companheiros.
Por isso, quando o cliente sabe que seu acompanhante está bem acomodado em uma cadeira confortável, isso pode fazer com que ele passe um tempo maior no provador. Desse modo, experimentando mais peças e aumentando suas chances de compra.
Aposte em estratégias diferentes e personalizadas
Existem ações que podem realmente aumentar a autoestima e a confiança dos seus clientes, além de torná-los fiéis e defensores da sua marca. Um delas, é colar em cada um dos provadores frases positivas que ressaltam a beleza única e natural de cada um.
Utilize frases motivacionais, como “não acredite em padrões de moda, você é linda(o)”, “seu corpo é perfeito, exatamente do jeitinho que ele é” ou “a combinação mais perfeita são os sentimentos de amor-próprio e autoconfiança”. Estes são apenas alguns exemplos que podem ser colocados nas paredes dos provadores.
Essa prática, além de contribuir para espalhar amor e gentileza no mundo, também é uma ótima forma de publicidade e de tornar a sua loja conhecida pelo famoso marketing “boca a boca”.
Porém, lembre-se de personalizar o espaço dos provadores alinhando ao design e perfil da sua loja. Assim, você reforçará ainda mais a identidade visual da sua marca.
Como visto, existem diversas maneiras de deixar o seu provador mais convidativo e confortável para o cliente, o que aumenta — e muito — as chances de ele comprar na sua loja.