Como aumentar as vendas no varejo: dicas simples para vender mais

Se você acessou este post, é provável que você queira aumentar as vendas em sua loja. Talvez você esteja enfrentando uma queda nas vendas. Ou talvez as vendas estão indo bem e você quer manter o ritmo. 

Seja qual for o caso, sabemos o quão importante as vendas são para os negócios, por isso, compilamos algumas dicas e exemplos para você entender como aumentar as vendas no varejo e ter mais sucesso ainda.

Contrate funcionários que ofereçam uma boa experiência ao cliente

Seus funcionários são as pessoas que estão vendendo, por isso, se você deseja aumentar as vendas, comece investindo em sua equipe. 

Certifique-se de que todos os membros da equipe desejam estar presentes, sejam motivados e conheçam seus produtos. Se eles são apaixonados, eles querem que os clientes tenham a mesma experiência que eles. Se eles tiverem conhecimento sobre o produto que vendem, compartilharão este conhecimento e facilitarão o processo de venda.

Algumas dicas práticas de como fazer isso são:

  • Contrate pessoas que sejam apaixonadas e bem informadas sobre os produtos que você vende. Isso exige um grande compromisso com o processo de entrevista e contratação;
  • Treine essas pessoas para que elas criem ótimas experiências de compra para cada cliente. A maioria dos varejistas treina sua equipe para fechar o caixa, controlar o estoque e manter a loja limpa e organizada. É mais importante que eles ensinem sua equipe a identificar as necessidades e desejos de um cliente;
  • Capacite a equipe de vendas a interagir com seus clientes. Não os sobrecarregue com outras atividades, deixe que eles coloquem seus clientes em primeiro lugar. Defina que os clientes vêm em primeiro lugar, sempre.

E uma última sugestão: reconsidere o papel dos vendedores da loja. Em vez de pensar neles, e os apresentar para os clientes, como “vendedores”, eleve seu papel para “consultor”, ou “especialista”. 

Invista no visual da loja

Não é nenhuma novidade que as pessoas compram com os olhos, e é por isso que ter um visual forte na loja é fundamental. Algumas dicas para você seguir são:

  • Faça exibições multidimensionais, variando os elementos visuais. Adicione altura, cor e profundidade sempre que possível;
  • Tenha um ponto focal para que as pessoas saibam em quais itens ou detalhes focar;
  • Ajude o comprador a ver seus produtos em ação, crie exibições que mostrem seus produtos em uso e permita que eles os experimentem;
  • Mantenha tudo limpo e organizado. Um espaço assim permite que os clientes encontrem o que precisam mais rapidamente, ajudando na experiência de compra;
  • Exiba seus melhores produtos na frente e no centro, e seus melhores produtos na entrada da loja.

Atualize seus elementos visuais em datas importantes

Ter uma loja organizada e bonita é apenas o primeiro passo. Para continuar atraindo pessoas e vendendo, você precisa manter seus recursos visuais atualizados. 

Não deixe estações e eventos presentes pela loja. Coloque datas especiais e datas comemorativas no seu calendário e planeje-as com antecedência. Como será sua loja no Dia das Mães? E o Natal? Terá alguma promoção especial?

Planeje sua vitrine e iniciativas de merchandising para a data. Ter uma boa sinalização irá ajudar a impulsionar as vendas. Se uma grande data se aproxima, sinalize para lembrar os clientes de ir às compras para a ocasião.

Certifique-se que você tem estoque

Um sortimento de produtos ajudará você a fechar mais vendas. Fique por dentro de seu estoque para garantir que você está abastecendo com os produtos certos no momento certo. Veja como:

  • Conheça os seus números: fique de olho nos dados do seu estoque rastreando as métricas certas. Você precisa ter uma ideia clara do que está vendendo, de quais produtos estão gerando mais vendas e quais são os que ficam parados. Assim, você poderá fazer a escolha certa na hora de encomendar novos produtos e realizar promoções.
  • Previsão de demanda: você pode prever a demanda observando histórico, tendências atuais e até um pouco da sua intuição. Comece analisando seus relatórios de produtos e vendas e identifique seus principais itens e a rapidez com que estão vendendo. Isto lhe dará uma ideia de quais itens comprar, a quantidade necessária e a data que você precisa deles.
  • Evite o esgotamento de estoque: a falta de estoque não apenas resulta em perda de oportunidades de vendas, mas também diminui a satisfação do cliente. Além disso, pode enviar as pessoas diretamente para seus concorrentes.

Veja como você pode evitar e lidar com a falta de estoque em sua loja: 

  • Tenha um sistema de gerenciamento de inventário com alertas, relatórios precisos e recursos eficazes de pedido de produtos; 
  • Se necessário, ajuste seu processo de pedido de estoque para que os pedidos cheguem mais rápido; 
  • Cultive um bom relacionamento com seus fornecedores e comunique-se com eles com frequência;
  • Sempre tenha capital de giro suficiente para que você nunca fique sem dinheiro quando precisar encomendar novos produtos;

Certifique-se que sua loja aparece nos resultados de pesquisa online

Os consumidores estão sempre recorrendo ao Google para encontrar lojas e produtos, por isso, certifique-se de que sua empresa aparecerá na busca quando eles buscarem por produtos que você comercializa ou por lojas do seu segmento na região que você está. 

A forma mais simples de fazer isso é criando um perfil no Google Meu Negócio. Ao criar seu perfil, adicione o maior número de detalhes possível, incluindo:

  • Nome, endereço e número de telefone;
  • Horário de expediente;
  • Fotos da identidade visual, do ambiente da loja e de produtos.

Adicione também detalhes do que você oferece aos clientes e, se tiver, seu site. Caso não tenha, sua página do Facebook ou Instagram.

Reconheça que o sucesso não se limita a apenas uma coisa

Por último, mas não menos importante, lembre-se de que um aumento nas vendas é tipicamente resultado da combinação de várias práticas de varejo feitas corretamente. 

Reconheça que aumentar as vendas requer uma estratégia sólida e uma abordagem integrada. Existem cinco pilares fundamentais para o sucesso do varejo:

  • Atenção à loja; 
  • Gerenciamento de estoque; 
  • Funcionários capacitados; 
  • Atendimento ao cliente
  • Experiência de compra. 

Olhe periodicamente para esses 5 pilares e você verá resultados positivos, nas vendas e no seu negócio como um todo. Bons negócios!

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