O que é pop-up store e quais são suas vantagens?

O que é pop-up store?

O conceito de pop-up store baseia-se em uma loja física montada de forma temporária em algum local. Diferente de um empreendimento tradicional, que se planeja para estar a longo prazo em um espaço, esse modelo tem um período predefinido que costuma ser curto, como de semanas ou meses.

A ideia é chamar atenção do público que transita no local onde a loja se instala, como um shopping, uma feira de rua ou um espaço colaborativo. Em geral, a store traz um design inovador e atraente, que cria um senso de urgência e curiosidade para os consumidores que passam por perto.

O objetivo de uma loja temporária costuma ser bastante específico, como:

  • lançamento de um novo produto;
  • atração de leads da região;
  • divulgação da marca;
  • vendas em datas sazonais;
  • criação de experiências para o público;
  • teste do mercado ou de um produto.

Por isso, é fundamental que a gestão de uma loja virtual tenha um plano de ação claro antes de investir em uma loja temporária. É necessário que haja um trabalho em parceria com o marketing, tanto para explorar quais motivações são mais pertinentes quanto para pensar de que forma a campanha será realmente atrativa para o público e vai alcançar os objetivos.

Como vivemos uma expansão do comércio eletrônico, com muitos negócios sendo exclusivamente virtuais, a pop-up store se mostra como uma excelente alternativa para uma performance física de curto prazo.

Vantagens de se abrir uma loja Pop-in

Há muitos benefícios em se abrir uma loja Pop-in, por isso, listamos alguns deles para destacar o que ela pode agregar ao seu negócio. Confira:

Aquisição de novos clientes

Um dos grandes benefícios de se abrir uma Pop-In Store está no compartilhamento de clientes com a loja em que ela está situada. Ao dividir o mesmo espaço, tanto a loja principal quanto a Pop-in estarão ampliando os seus possíveis clientes, pois eles podem se interessar por itens de ambas as marcas.

Pensando neste aspecto, é importante se atentar a alguns tópicos antes de abrir uma Pop-in Store. Busque sempre nichos que complementem os produtos que a sua marca oferece, por exemplo, uma loja de suplementos alimentares dentro de outra que vende roupas fitness e artigos de academia.

Vale destacar a importância de se fazer analises antes, durante e após o período de funcionamento da Pop-in Store. A região pretendida, as vendas alcançadas, a experiência do cliente com o novo formato, tudo isso deve ser avaliado para medir o grau de efetividade e aceitação do público com este conceito.

Fortalecimento da marca

Como já mencionado anteriormente, a Pop-in Store é uma alternativa interessante para quem possui uma loja virtual e deseja expandir o seu negócio para ambientes físicos. Os espaços físicos, possuem características que fortalecem a marca e contribuem para a consolidação na mente dos consumidores.

O tempo limitado que a Pop-in Store permanece dentro de outra loja permite que o espaço que ela se situe seja temático, conceitual ou focado em uma temática específica, isto desperta a curiosidade dos compradores, motivando-os a conhecer mais sobre seus produtos, tornando-os, assim, possíveis clientes.

Procure sempre atrair o público offline para a sua loja virtual. Para isso, vale a pena investir em materiais interativos que convidem as pessoas para curtir as redes sociais da marca, e consequentemente a visitar a loja online. O marketing nas redes sociais é essencial neste sentido.

Baixo custo

O investimento para se abrir uma loja física pode ser algo inviável para alguns varejistas que possuem apenas lojas online. Ao alugar apenas uma parte de uma loja já existente, o valor necessário para se ter um ponto físico reduz consideravelmente. Tornando assim uma alternativa acessível.

A praticidade e a ausência de burocracias que impedem ou atrasam os negócios também são notáveis na abertura de uma Pop-in Store. Ao se interessar por determinado espaço, é possível conversar diretamente com o proprietário para definir qual a melhor maneira de se instalar ali, e até mesmo como será o aluguel, pode ser uma mensalidade ou então uma porcentagem das vendas, tudo pode ser combinado.

Além do dinheiro economizado na abertura de uma Pop-in Store, também vale destacar que elas exigem muito menos tempo para serem montadas. O que auxilia no planejamento, pois assim sobra mais tempo para pensar em outras ações importantes.

“Test-drive”

As lojas Pop-in também podem servir como um teste para saber como o público reage a um novo produto, ou até mesmo para saber como será o desempenho se a sua loja online se expandir para o varejo físico. Com o custo reduzido e o tempo limitado, não há o risco de investir um valor alto em um lugar fixo e não obter lucro.

Pode-se usar como um parâmetro para saber qual a experiência do cliente com seu produto e como é a abordagem com a sua marca. Assim, ao final do processo avaliar os resultados para saber se é conveniente abrir um espaço físico em definitivo ou se este processo trouxe apenas prejuízos.

E aí, gostou de aprender sobre as Pop-in Stores? Saiba que tem muito mais conteúdo em nosso blog. Não deixe de seguir a SER nas redes sociais e ficar por dentro das principais tendências no universo do varejo

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