Como as Cores Influenciam o Comportamento do Consumidor

As cores estão entre as influências mais importantes sobre o comportamento de compra do consumidor. Todos os varejistas estão competindo, constantemente, pela atenção das pessoas e, uma vez que elas estejam dentro do PDV, é preciso convertê-las em clientes. Ora, não é à toa que tantos cartazes de promoção são vermelhos e amarelos.

Neste post, você vai aprender mais sobre a importância das cores em elementos como cartazes, etiquetas e prateleiras, para aumentar as vendas no PDV. Vamos explorar diferentes segmentos do varejo e as cores mais associadas a cada um e diferenciar o uso de cores em peças informativas e promocionais. E, claro, vamos cobrir a relação entre cores e a sua marca. Confira!

A psicologia das cores e o comportamento de compra do consumidor

Órgãos sensoriais apresentam a função de transmissores de estímulos que o consumidor recebe com intuito de atrair sua atenção. A partir daí, é possível perceber que as cores desempenham um papel importante no cotidiano das pessoas. Elas interagem animando, transformando, modificando o ambiente e agindo diretamente no comportamento, de forma a gerar paz, alegria, vontade de comer, entre outras reações. Trata-se de uma linguagem não verbal que deve ser aproveitada pelo marketing.

Porque as cores são importantes no comportamento do consumidor

Antes de tudo é preciso compreender que as cores influenciam diretamente nas decisões dos consumidores e alguns estudos comprovam sua importância. Veja alguns dados:

  • 93% dos consumidores levam em conta os aspectos visuais do produto;
  • 80% dos consumidores que simpatizam com uma determinada marca e se lembram dela apenas quando a mesma possui as cores da sua preferência;
  • 42% dos consumidores online decidem comprar conforme com o design e as cores de um site;

Como é possível avaliar, as cores e seus significados são determinantes para o sucesso ou fracasso do empreendimento. Lojistas e empresas precisam compreender que despertar os sentidos facilita sua relação com os produtos.

Dessa forma, no ponto de venda tudo deve ser estudado: luzes amarelas sobre alimentos de cor clara, luz rosada sobre as carnes, música de fundo, entre outros estímulos… Tudo deve ser feito para estimular os sentidos do consumidor e fazer com que ele se sinta à vontade no interior da loja.

Como as cores influenciam no comportamento

Muitas vezes, a lembrança de uma determinada cor pode estar associada a uma experiência vivida pela pessoa e armazenada em seu cérebro. Também é possível determinar que as pessoas apresentem reações diferentes conforme a cor é exposta, sendo indispensável seu uso como caráter benéfico e catalizador para despertar essas reações. Isso porque as cores proporcionam ao indivíduo associações de natureza afetiva e material. Veja alguns exemplos:

  • Azul – Corresponde ao período de 40 a 50 anos. Idade que se pressupõe o pensamento e inteligência. Segundo a psicologia das cores, o azul passa confiança e a sensação de segurança.
  • Vermelho – Corresponde à fase da vida entre 1 a 10 anos. Idade da efervescência e da espontaneidade. Muito utilizada em promoções de lojas, pois é uma cor motivadora.
  • Laranja – Corresponde à fase da vida entre 10 a 20 anos. Idade da imaginação, aventura e excitação. Motiva o consumidor a agir, comprar e adquirir. 
  • Amarelo – Corresponde à fase de 20 a 30 anos. Idade da força, do poder e da arrogância. Quando empregada chama mais a atenção dos consumidores.
  • Verde – Corresponde à fase de 30 a 40 anos. Idade em que há uma diminuição do fogo juvenil. Usada para relaxar, a cor verde está associada à fortuna.
  • Roxo – Corresponde à fase além dos 60 anos. É a idade da experiência, do saber e da benevolência. O roxo acalma e suaviza o ambiente.

As cores no varejo

Por falar em produtos, passaremos, agora, a conferir como as cores estão associadas aos diferentes segmentos do varejo. Vamos lá!

Farmácias

Lojas que vendem medicamentos, dificilmente escapam do branco, associado à pureza e à saúde. Note que os jalecos de profissionais como médicos e enfermeiros são brancos. As farmácias também costumam usar o azul e o verde que, nesses casos, estão associados à seriedade e ao bem-estar. O verde também é muito utilizado em hospitais e a ligação é positiva por dar autoridade ao estabelecimento.

As cores, nesses estabelecimentos, também costumam ser primárias — simples e sóbrias, como convém ao assunto. No contexto, cartazes e peças informativas em amarelo terão grande destaque — pense em uma caixa de remédio genérico, por exemplo.

Lojas de móveis e decoração

O uso de cores em lojas de móveis depende muito do público-alvo.

Em mercados para a classe C, normalmente são usadas as cores primárias, aquelas mais básicas, disponíveis nas menores caixas de lápis de cor: vermelho, amarelo, preto, azul e assim por diante. Elas são chamativas e oferecem bom contraste com os produtos, que normalmente são brancos (como azulejos) ou possuem tons pastéis e cores frias (prateado, marrom-claro etc.).

Já para um público de maior poder aquisitivo são usados os próprios tons pastéis e cores derivadas (como cinza, marrom, dourado etc.) para emprestar sofisticação.

Roupas

O varejo de roupas é outro segmento com enorme variedade no uso de cores. Em comércios do tipo “fast-fashion”, a norma é abusar do branco. Isso permite que as próprias roupas coloram o ambiente. Com um ambiente assim, o lojista ganha total controle e cartazes em qualquer cor — seja preto, vermelho, verde etc. — terão grande destaque.

Já lojas de grife usam papéis de parede em tons como bege ou marrom para deixar o ambiente mais aconchegante e sofisticado. As peças informativas são menores e em tons como o branco sobre o fundo preto.

Supermercados

Supermercados precisam ter as mais completas estratégias de comportamento de compra do consumidor, inclusive no uso de cores. Isso acontece por serem, essencialmente, várias lojas em uma só — e serem frequentados por vários tipos de consumidor: da família que pode fazer compras por impulso ao cliente bem informado que veio adquirir um item bem específico.

Aqui vale considerar o uso de cores de acordo com a seção. Azul e cinza são boas cores para a parte de informática; vermelho e amarelo dão bons cartazes para o hortifruti; preto e marrom costumam nortear a parte de vinhos e outros destilados etc.

Reconhecimento

As cores bem escolhidas são uma maneira da marca se comunicar. Juntamente com elementos, fotos e tipografia. Quando falamos da Coca-Cola, em nossa mente surge não apenas o logo, mas também a cor da marca. A escolha das cores afeta não só a percepção da marca, mas também o seu reconhecimento.

É importante conhecer como cada cor influencia nossas emoções. Também precisamos lembrar de testar, testar e testar o máximo possível. Quanto mais informações você tiver sobre como otimizar suas mensagens, melhor. Por esse motivo, é extremamente importante, antes de iniciar qualquer projeto, compreender a psicologia das cores e seus diferentes significados.

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