5 dicas para escolher o manequim ideal para o seu negócio

Os manequins são uma das principais formas de mostrar seus produtos ao cliente.

Eles atuam como modelos demonstrando o produto – as vezes até mais que um, como vendedores silenciosos instigando o consumidor a querer as peças e nas vitrines provocam a curiosidade que convida o cliente a entrar na loja.

E o papel dele vai além: Ter um manequim de boa qualidade ajuda a passar a imagem de que o produto exibido também é de qualidade.

E então surge a dúvida: Como escolher esse produto que é tão importante para a minha loja?

Não se preocupe, nós separamos 5 dicas para te ajudar a escolher o manequim certo para a sua loja.

Saiba como escolher seu manequim

   1.   Considere o perfil do seu cliente

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Pensar em qual é o perfil do seu cliente vai te ajudar muito a escolher o manequim, assim, você pode focar nas opções que vão fazer o seu cliente se identificar para que eles também queiram usar os produtos que estão expostos.

Um exemplo bem simples disso é uma loja de produtos para gestante, para esse caso, o modelo que mais vai gerar semelhança com o cliente é a manequim grávida.

Definir a faixa etária do seu público também facilita a escolha. Por exemplo, lojas de roupa infantil podem focar em: Manequim bebe, manequim infantil e manequim juvenil.

Escolher entre modelos de manequim com poses e em posição padrão o público pode ajudar também. Se seus clientes usam as roupas como forma de expressão aposte nos modelos com poses.

   2.   Procure o modelo que melhor apresenta seu produto

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Agora que você já tem em mente o seu cliente, o segundo passo é procurar uma modelo que valorize o seu produto.

Cada tipo e estilo de comércio combina com determinada opção de manequim, veja alguns exemplos:

 – Manequim corpo completo: Se a sua loja possui uma grande gama de itens (com produtos que vão da cabeça aos pés) os manequins de corpo inteiro são ótimas opções.

– Manequim de busto, manequim de pernas e manequim de cabeça: Esses modelos específicos são opções para negócios focados em apenas em uma área (de vestuário ou de acessórios) e por lojas que querem dar destaque para um tipo de peça.

 – Manequim com rosto e cabelo: São indicados para lojas de vestidos para festas e para lojas com look completos.

 – Manequins esportivos: Eles já vem com poses que indicam a prática de cada esportes para lojas focadas em produtos esportivos.

   3.   Considere o preço do manequim e dos seus produtos

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Comprar um manequim é fazer um investimento. Dependendo dos preços dos seus produtos você pode recuperar essa aplicação rapidamente.

O preço também pode estar aliado da durabilidade, modelos mais baratos podem permanecer na sua loja por menos tempo enquanto os mais caros tendem acompanhar o seu negócio por anos, proporcionando um retorno maior do que foi investido na compra.

Outro detalhe aliado ao preço é: “Quanto custa meu produto?”. Assim, o valor dos seus itens deve estar alinhado com o do manequim. Uma peça valiosa em um manequim barato soa estranho, não é mesmo? Mas em um mais sofisticado ou importado ela seria exibida de um jeito que a valoriza.

Acabou de abrir um negócio e a grana tá curta? Nesse caso o melhor a se fazer é apostar em modelos mais simples e baratos e ajustar o planejamento para substituir os manequins no futuro.

   4.   Escolhendo o material

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Parte de escolha do material está relacionada ao preço. Mas, uma forma melhor de pensar é em: Custo benefício! E ter em mente: Qual material valoriza mais o produto.
Algumas opções são:

 – Manequins de plástico: São modelos fáceis de vestir e resistentes. Indicados para lojas que trocam de destaque ou coleção rapidamente.

 – Manequins de fibra: Modelos leves e com bom acabamento. São resistentes a temperaturas altas e baixas. Não conduzem eletricidade nem propagam chamas.

 – Manequim importado: Com qualidade superior de acabamento e mais detalhado é indicado para lojas sofisticadas, onde cada detalhe faz a diferença e para clientes exigentes.

 – Manequim de costureira: Além de ser um item funcional para realizar reparos em peças, também pode ser montado para indicar que o espaço oferece serviço de ajustes dos produtos ou que faz modelos personalizados ou sob medida.

 – Manequim cromado ou manequim preto: Opções para lojas que querem chamar se destacar entre as demais. Também são ótimos modelos para lojas que constantemente oferecem peças de cores claras ajudando a evidenciar esses produtos.

   5.   Leve em conta as mudanças de coleção e o espaço da loja

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Os manequins precisam estar em harmonia com toda a sua loja! Não só as cores, mas também no tamanho e no local que eles serão apresentados.

Apesar de serem importantes, os manequins não podem comprometer a circulação da loja. Então, escolha modelos que caibam no espaço ou modelos com apoios permitem que eles sejam suspensos na parede.

Sua loja muda a coleção de itens constantemente? Então os modelos mais fáceis de trocar ou desmontar são uma opção necessária.

Se o manequim pode mudar de lugar constantemente vale escolher modelos mais leves, já um modelo para a vitrine pode ser mais robusto.

Não se esqueça de prestar atenção onde ficam os furos de montagem do seu modelo. Se eles impedem que você coloque um produto no manequim então esse modelo não é uma boa ideia par seu negócio.

Um exemplo disso são os manequins masculinos para lojas de ternos, fica muito estranho eles vestindo uma roupa formal e descalços, não é mesmo? E isso acontece quando se escolhe o modelo inadequado, no caso, o com a fixação na base sendo feita pelo pé.

Fonte: https://exposulexpositores.com.br/blog

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