As vendas no varejo dependem muito de uma boa comunicação visual. Por esse motivo, ela deve ser pensada com cuidado, para cativar um público sempre à procura de proporcionar boas experiências de consumo.
O layout de loja é item fundamental para construir uma identidade forte para a marca, atraindo clientes e induzindo-os às compras.
Investir no layout é um “cartão de visitas” muito produtivo. Algumas dicas de gestão visual são úteis para o processo de fidelizar clientes e estabelecer a marca como nome forte no segmento de mercado em que atua.
Crie um trajeto de compra.
Se o caminho da entrada até as araras, parede, caixa e provadores for confuso ou se houverem muitas barreiras visuais como araras e estantes altas, isso causará uma sensação de desconforto no cliente e ele acabará permanecendo pouco tempo dentro na loja.
O que nenhum lojista quer, certo?
Por isso, pense em criar um padrão na forma de expor os seus produtos nas araras das paredes, por exemplo.
Opte também por equipamentos de solo de até 1,20m que permitem a visualização da loja como um todo e deixe um espaçamento mínimo de 90cm entre eles, sendo o ideal de 1,20m, ok?
Isso ajudará a tornar o ambiente da sua loja mais organizado e “limpo” visualmente.
Regra do lado direito!
Você conhece essa regra chamada: regra do lado direito? Esse é o segundo passo mais importante para o Store Design. Você sabia que a maioria dos clientes compartilham de um habito em comum? Ao entrar em uma loja, o primeiro lado a ser observado é o lado direito. Logo, os produtos que estiverem expostos desse lado, serão os responsáveis pela primeira impressão que o seu cliente terá de toda a sua loja. Então, fique atento com o tipo de produto que você irá posicionar nesse precioso espaço. Um Design bem resolvido unido com a melhor escolha do produto a ser exposto nesse local é de fato uma combinação poderosa. Por isso, fique atento. Veja como utilizando elementos simples como cadeiras, você pode valorizar e enriquecer esse espaço.
Iluminação
O layout precisa contar também com a luz adequada para valorizar o produto na prateleira.
A luz fria, por exemplo, pode ser útil em ambientes pequenos e pouco ventilados por passar uma sensação de amplitude.
Já outros ambientes, maiores e com múltiplas ofertas, podem apostar em uma luz incandescente, que valorize prateleiras onde estão os produtos mais importantes.
Cores no layout de loja
As cores devem ser utilizadas de acordo com o perfil da marca na hora de propor uma gestão visual eficiente.
Na hora de escolher as cores que formarão a identidade visual da loja, é preciso ter em mente que o gosto pessoal do administrador não deve pautar essa escolha.
A melhor ideia é investigar quais cores combinam mais com o ambiente e quais incentivam as compras. Ao mesmo tempo, é preciso evitar que elas atribuam um visual poluído ao local ou que o os tons deixem a exposição dos produtos sem graça.
Encontrar o meio-termo, nesse caso, dependerá da observação do comportamento do consumidor diante da busca pela marca com a identidade visual mais bem aceita.
Redutores de velocidade.
Você deve estar se perguntando: mas o que seria isso? É simples, coloque display e produtos interessantes em lugares estratégicos que chamamos de redutores de velocidade (tipo ilhas ou painéis) que impulsionam as compras e que complementem os demais produtos de suas proximidades. Se não houver espaço para ilhas, a dica é agrupar produtos que são correlacionados no mesmo local para aumentar a probabilidade de venda conjunta. Outra dica é sempre variar os produtos desses espaços para que o cliente sempre tenha algo novo para ver.
Agrupe por estilo de vida (lifestyle).
A organização por lifestyle baseia-se em agrupar e expor produtos que possuem um mesmo estilo e que fazem sentido para um determinado tipo de cliente.
Por exemplo, para uma loja que trabalha com um público jovem, poderíamos encontrar esses estilos de produtos, que devem estar dentro do mesmo setor:
– a jovem romântica: que procura por produtos nos tons rosa, frases doces e meigas;
– o jovem trendy e descolado: busca referências divertidas ou influenciadas pela música;
– o geek: busca produtos de super-heróis, quadrinhos etc;
Agrupar por estilo de vida é a forma para expor seus produtos dentro dos setores e tornar a sua loja visivelmente atrativa impulsionando a venda de mais de uma peça.
Essas são algumas das técnicas de visual merchandising que toda loja organizada tem e aplica.
E aí pessoal, gostaram das dicas? Elas foram úteis para você? Então, compartilhe essas dicas com mais pessoas e deixe seu comentário ou sua dúvida aqui abaixo.
Então, até o próximo post!
Obrigado!