Como montar uma loja de roupas em casa?

Aquele espacinho extra em casa pode ser uma ótima forma de ganhar dinheiro empreendendo! Com certeza você já se deparou com os negócios de garagem: vendas de doces, brechós, serviço de encomenda de cosméticos e outros mais.

Montar uma loja é uma das muitas ideias para trabalhar em casa, o que vai exigir planejamento, disponibilização do espaço, organização financeira e dedicação. A loja em casa tem um valor de investimento relativamente baixo, já que, ao contrário de um ponto de venda, o aluguel e outras contas já estão inclusos.

É comum ter dúvidas sobre manter os negócios em casa, por isso considere os próximos passos antes de montar uma loja em casa:

Comece se planejando

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços e produtos que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

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Resumo dos principais pontos do plano de negócio:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

Separe um local adequado da casa para montar sua loja

Agora vamos pular para outro ponto que também é muito importante para o seu negócio. Se você quer montar uma loja de roupas em casa, precisa ter um local adequado só para isso. Não dá para fazer de qualquer jeito, entende? Você vai receber pessoas!

Pode ser em um quarto, em uma sala, ou até mesmo na garagem. O que mais vale é que seja uma área onde seus clientes se sintam à vontade para escolher e experimentar as roupas, sem qualquer tipo de constrangimento.

Além disso, a partir do momento que você separa uma área de trabalho você começa a encarar com outros olhos. A verdade é que quando a gente trabalha em casa é muito fácil misturar as coisas e isso dá uma confusão.

Então para o bem do seu cliente e para que a sua produtividade fique sempre alta, escolha um local da sua casa que seja utilizado somente para isso. É fundamental!

Estrutura da sua loja e equipamentos

É preciso prestar atenção nessa parte, mas já posso te adiantar que não existem muitas coisas para se acrescentar para o seu negócio e muito menos algo complexo ou complicado. O que vale mais é o seu capricho e atenção aos detalhes.

Como qualquer loja de roupas, o primeiro detalhe é a maneira como irá expor os produtos. Pode ser por meio de estantes, com as roupas dentro daqueles plásticos transparentes, mas pode ser também em araras que você pode comprar – e nem vai gastar muito com isso.

Você também vai precisar de pelo menos um provador! Tem gente que oferece o banheiro de casa, mas eu acho que vale a pena investir em pelo menos aquelas cortinas, sabe? Isso fará o negócio ainda mais profissional e deixará seu cliente mais à vontade.

Sobre os equipamentos para sua loja, você vai precisar basicamente de calculadora, um balcão ou mesa para o caixa, máquina de cartão, lugar para colocar dinheiro e um computador com impressora (se não tiver como comprar o computador agora, não tem problema, comece com o que tem).

Divulgação e dicas

A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja abrir uma loja em casa, o uso das estratégias de marketing de qualidade pode funcionar como fatores determinantes para o sucesso de um negócio.

A primeira regra antes de divulgar uma empresa de serviços é fazer a definição do seu público alvo, conforme o serviço prestado. Depois dessa definição, o próximo passo é partir para os investimentos mais adequados para este fim. O empreendedor poderá utilizar das mais variadas ações de comunicação para tornar o seu serviço conhecido. Ele poderá utilizar os materiais impressos, como por exemplo, cartões de visita, flyers e folders e também, os meios digitais, com a criação de um perfil nas redes sociais onde ele divulgara a sua empresa.

Dicas para Instagram:

Nunca use o seu perfil pessoal para vender no Instagram! 

Nem sempre os seus amigos pessoais vão consumir o seu produto. Por isso, crie um perfil comercial com a identidade da marca, descrição e meios de contato. Tudo isso, pode parecer óbvio, mas muita gente ainda erra. 

Invista em parcerias podem trazer resultados positivos ao seu negócio. 

Procure parceiros que tenham a ver com o estilo da sua marca, pois de nada adianta ter uma parceria com alguém que não tem nada a ver, ou que o seu público não tenha interesse. 

Uma dica que ajuda a vender é repostar as fotos dos seus clientes, usando as roupas da sua marca. Por exemplo: você vendeu uma jaqueta, e o seu cliente postou uma foto com ela. Peça autorização, e em caso positivo, compartilhe! 

Atraia visitantes por meio de anúncios pagos 

Outra estratégia muito eficiente de como vender roupas pelo Instagram é garantindo tráfego para sua comunicação por meio de anúncios pagos. Eles são eficientes, interativos, possuem diversos formatos e possibilidades de segmentação para o seu público-alvo. 

Seja ativo!

Ter presença no meio digital é fundamental para ter sucesso nas suas vendas. Por isso, é importante interagir com o seu público: curta posts, responda todos os comentários, siga os perfis dos seus potenciais clientes e faça sua marca acontecer!

Tirar o foco do seu estoque.

Você vai precisar estocar as peças que não estão expostas nas araras e prateleiras em algum lugar, correto?
Porém, deixar seu estoque aparente pode trazer uma sensação de desorganização em um espaço tão pequeno, por mais organizado que seu estoque esteja.
Nós queremos que os clientes foquem nos produtos das araras, e não no que está dobrado e ensacado.
Você pode usar as tradicionais colmeias, estantes com nichos, sem problema nenhum, mas por que não colocar uma cortina na frente pra esconder os casulos, por exemplo. Dessa forma você pode camuflar esse cantinho trazendo a sensação de que o espaço é maior do que parece.
Outra ideia também pode ser usar baús embaixo das araras, ou até mesmo pequenas cômodas podem ser ótimas soluções pra dar uma escondidinha profissional no seu estoque.

Criar um ponto de destaque para o produto.

Se você tiver um pequeno espaço para ter uma vitrine, ótimo! Então, você deve investir em um bom manequim ou busto que valorize o caimento das suas peças.
Opte por manequins que tenham uma pose mais estática, e fuja dos manequins de plásticos! Manequins de baixa qualidade são o verdadeiro: o barato que sai caro, porque o caimento dos produtos nesses manequins é péssimo.
Agora, se você não tem espaço para ter uma vitrine na sua loja, ou talvez grana inicialmente para investir em um bom manequim, ainda assim, existem outras formas pra você criar um cantinho atrativo pra destacar seu produto.
Como por exemplo, em uma parede. Ali você pode criar uma decoração e expor as peças em cabides, mostrando um look todo montadinho para os seus clientes. Esse é um espaço que inclusive você pode usar também para postar fotos nas redes sociais da sua loja.
Isso é extremamente importante pra agregar valor ao seu produto e mostrar pro seu cliente as novidades e lançamentos da sua marca!

Provador, um momento especial.

Esse é um momento muito importante e que muitas vezes passa batido por muitos lojistas!
A sua cliente entrou na loja, percorreu as suas araras, encontrou uma peça que ela gosta e finalmente vai provar.
A prova da peça é um dos momentos mais especiais pra cliente, e é ali que pode acontecer o encantamento pelo produto, ou não.
Ter um bom espelho que não deforme o corpo da sua cliente e principalmente uma iluminação que venha de trás do espelho, ou seja, em direção à cliente (e não em cima da cliente) são truques profissionais que ajudam a valorizar o seu produto no corpo da cliente!
Um pequeno tapete pode tornar esse momento mais aconchegante também, já que precisamos tirar o sapato para provar algumas peças.
Não se esqueça de ter ganchinhos pra pendurar as peças, e se possível, um pequeno banquinho também.
Seu provador pode ser de cortininha, ou mdf, mas ele precisa ter menos 90cm, ok? Com essas dicas você já consegue montar um provador básico e funcional ai na loja da sua casa.

E aí pessoal, gostaram das dicas? Elas foram úteis para você? Então, compartilhe essas dicas com mais pessoas e deixe seu comentário ou sua dúvida aqui abaixo.

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