No outono, os dias vão ficando mais curtos e podemos perceber sinais claros de que o calor está indo embora. Isso quer dizer que chegou a hora de entrar no clima do friozinho que ameaça chegar e dar um jeito de promover os produtos da estação na sua vitrine — que é o cartão de visitas da sua loja.
Para ajudar você a ter sucesso nessa missão, trouxemos 11 dicas para decorar a vitrine no outono de forma impecável e atrair o máximo de clientes para o seu estabelecimento, aumentando as chances de vender mais. Quer saber quais são elas? Então, confira logo a seguir!
1. Use elementos da natureza
A representação de uma paisagem típica do outono pode nos transportar direto para a estação da colheita. Para isso, utilize folhas secas, galhos de árvores, palha, sementes, terra e, quem sabe, até um estiloso espantalho.
Mesmo em um país tropical como o nosso, no qual as estações não são tão bem definidas como acontece no hemisfério norte, os símbolos do inverno — ou seja, os elementos naturais sem o característico verde — já fazem parte da nossa vida e do nosso imaginário, graças aos filmes e às representações gráficas em todas as mídias. Assim, vale a pena investir neles na hora de compor sua vitrine.
2. Encontre o tom da moda
Cada estação tem a sua própria cor: o variado colorido das flores na primavera, o branco e o cinza no inverno, o azul das praias e do céu no verão e uma elegante paleta de amarelo, castanho, laranja, vermelho e roxo no outono.
Isso acontece porque, nesse momento do ano, a produção do pigmento mais abundante nas plantas, aquele que confere o tom verde, é interrompida, deixando visíveis outras cores também presentes nas folhas, como o marrom. Assim, para decorar uma vitrine que esteja em sintonia com o outono, aposte nesses tons.
3. Fique de olho nos lançamentos da Pantone
Por falar em tom da moda, ficar de olho no que é lançado nesse universo é uma excelente maneira de entender o que pode fazer sucesso em sua vitrine. Para isso, vale muito a pena acompanhar as tendências da Pantone.
Ela é uma empresa mundialmente conhecida por seus sistemas de cor e é a principal referência quando falamos desse assunto. Todos os anos, a Pantone apresenta uma consultoria relacionada às principais cores e tendências. Isso inclui as estações do ano e como elas se relacionam com o setor da moda.
Para o outono/inverno de 2020, podemos apostar nos tons apresentados na London Fashion Week Outono/Inverno 2020/2021. Além das quatro cores base, que são o cinza, azul, off-white e “camelo”, também veremos bastantes itens com:
- vermelho alaranjado;
- verde-militar;
- verde amarelado;
- azul esverdeado;
- bege bronzeado;
- vermelho terroso.
4. Mantenha o foco no produto
O tema usado na sua decoração não pode ofuscar a beleza e a importância dos produtos da sua loja. É como diz o mantra da elegância: menos é mais. Assim, evite exagerar na decoração, pois isso pode desviar a atenção do seu cliente.
Apesar das dicas para decorar vitrine no outono envolverem o uso de elementos da natureza e outros itens decorativos, você precisa ter cuidado na hora de utilizá-los. Pense em um visual que não seja sobrecarregado, pois isso pode atrapalhar a percepção que o público tem da mensagem que você deseja passar — sem contar o fato de deixar o cenário bem pouco atrativo.
5. Use iluminação para chamar a atenção
Com a iluminação certa, é possível criar e mudar completamente o clima de um ambiente. A sua loja quer passar qual mensagem? O seu cliente vai encontrar um espaço sereno, relaxante, excitante ou aconchegante?
As luzes amarelas são mais aconchegantes; já as brancas, mais estimulantes. Deixe bem claro qual é o seu foco e aposte nisso na iluminação geral. Porém, também não se esqueça de usar uma luz mais direcionada para oferecer destaque para os seus produtos.
Brinque com o esquema de luz e sombras para chamar a atenção de algum item que você quer vender mais ou simplesmente para colocar uma promoção em evidência. Faça essa organização conforme os seus objetivos.
6. Aposte no Marketing Sensorial
As pessoas são frequentemente influenciadas pelos seus sentidos. Então, apostar em uma estratégia que tenha como objetivo alcançá-los é fundamental para gerar uma imagem positiva da sua loja.
É aí que entra o marketing sensorial, pois ele ajuda na criação dos estímulos necessários para atrair os clientes. Um bom exemplo, é o uso do amarelo e marrom na decoração — que remete às cores das folhas que caem das árvores durante o outono.
Porém, não se limite apenas ao estímulo visual. Busque aguçar ao máximo os sentidos do público, utilizando música ambiente e fragrâncias que lembrem a estação (como as de tom amadeirado, que podem ter tudo a ver com o clima que você deseja criar).
Isso ajuda a criar uma atmosfera mais imersiva. Apenas tome o cuidado de não exagerar na dose. Imagine perder algum cliente alérgico porque passou um pouquinho do ponto nos aromas.
7. Utilize as principais tendências do momento
Fique por dentro de tudo que acontece no mundo da moda para entender o que pode tornar a sua vitrine mais chamativa. Já pensou em montar um look completo inspirado nas passarelas? Ou, então, em investir mais em acessórios que certamente vão vender muito bem nessa época do ano?
8. Aproveite as datas comemorativas
Todo lojista deve ter um planejamento de calendário com as datas comemorativas mais importantes do ano no seu segmento. Apostar no cenário temático nesses momentos pode gerar impactos muito positivos no seu público-alvo.
Procure inovar na decoração, porém, sem deixar de lado a identidade da loja. Uma boa dica é mesclar o visual temático com as cores da marca nas vitrines e produtos. No outono temos o dia das mães e o dia dos namorados. Que tal aproveitar essas ocasiões?
Mas, tenha muita atenção na hora de integrá-las ao cenário, caso contrário, você correrá o risco de criar um ambiente poluído visualmente. O ideal é apostar na sutileza, sem perder a sintonia dos itens com o ambiente.
9. Promova pequenas mudanças periodicamente
Muitos lojistas acreditam que precisam mudar sua vitrine frequentemente. Porém, essa não é uma regra que deve ser seguida à risca. O ideal é que você faça tudo de acordo com as possibilidades que o seu negócio permite.
Se a loja fica em uma rua muito movimentada, vale a pena apostar na mudança de cenário com certa frequência, pois vai chamar a atenção das pessoas que passam por ali diariamente, passando a mensagem que existem coisas novas que merecem ser vistas.
Por outro lado, se o seu ponto fica em um local onde o fluxo de pessoas é menor, essa estratégia pode causar um gasto extra desnecessário e que, dependendo do seu orçamento, prejudica as suas finanças.
Se, ainda assim, você achar necessário fazer essas atualizações frequentemente, procure mudar alguns detalhes simples e que não vão impactar muito no orçamento, o que inclui a troca de algumas peças ou dos itens decorativos.
10. Invista em divulgação
Saber divulgar sua loja pode ser um fator fundamental na hora de alavancar as vendas, afinal, a propaganda é a alma do negócio. Mas, não basta utilizar esse fundamento apenas para divulgar os itens que estão sendo vendidos.
Use os meios de comunicação — como redes sociais — para exibir a sua loja, mostrando a decoração do local e o empenho que o estabelecimento está dispondo para criar um ambiente agradável e temático para os clientes a cada estação, além, é claro, de mantê-los por dentro das novidades.
Outra dica, é usar esses canais para realizar parcerias de anúncios pagos — promovendo as publicações e fazendo com que elas cheguem a outras pessoas que talvez ainda nem conheçam a sua loja, mas que acabam se interessando pelos produtos.
11. Faça eventos para promover os lançamentos
Uma boa maneira de atrair a atenção dos clientes para a marca é anunciando eventos para apresentação de novas coleções. Independentemente do tamanho da sua loja, é possível fazer isso mesmo com um orçamento mais limitado.
Para isso, é muito importante ter criatividade na hora de fazer o convite para os clientes, criando chamadas personalizadas e que os façam se sentir importantes para a marca. Isso aumenta as chances de que eles realmente compareçam e até mesmo de que comprem alguma peça — além da possibilidade de fidelização, dependendo da experiência que você promover.
Por fim, uma dica extra: liberte a sua criatividade e invente um outono ainda melhor do que o do ano passado.
O que achou das nossas dicas para decorar a vitrine no outono? Agora que você tem bastantes ideias, fica mais fácil pensar em algo que seja charmoso, atraente e que leve o público para o interior da loja, não acha? Abuse da criatividade, pegue algumas referências da internet e arrase no visual.