Entenda a importância do Design de Varejo

Sua loja é o personagem principal de uma grande história, e o Design de Varejo é o facilitador para que os clientes possam se identificar com isso. Hoje eu quero conversar sobre a importância de investir em um ótimo design, sobretudo para lojas, mas também, por que não, para escritórios.

Preparei hoje um conteúdo bem completo. Começo apresentando as vantagens do design de varejo e quais são os benefícios que ele vai trazer para a sua marca. Depois, irei mostrar tendências, ou seja, como ele é aplicado no dia a dia.

Por fim, trago também dicas incríveis para que você possa fazer uso do Design de Varejo no seu ambiente. Fecho o artigo mostrando como todos os pontos fazem parte de uma consolidação da marca e como é possível atingir resultados incríveis.

Lembre-se: apesar das dicas estarem direcionadas para o varejo, é possível usar as mesmas estratégias de design em diversos outros ambientes, como escritórios, lojas de alimentação, entre muitos outros exemplos.

Vamos começar. Fique confortável e aproveite a leitura!

Vantagens do Design de Varejo

Antes de falarmos sobre as vantagens do design de varejo, precisamos colocar em perspectiva quais são os itens que devem ser avaliados em uma marca. Indico que pensemos em quatro pontos: 

  • Design (parte visual expressada pela marca)
  • Identidade (sensações transmitidas pela parte visual)
  • Percepção do cliente (o que o consumidor absorve da identidade)
  • Posicionamento de mercado (como a percepção do cliente e da concorrência molda a imagem da marca no mercado)

Ou seja, se você traçar uma linha perceberá que os quatro pontos formam um ciclo. Tudo começa com o Design e partindo dele nós chegamos até o posicionamento de marca. 

Então, é possível dizer que as ações de design moldam o branding e fazem toda a diferença quando se deseja consolidar uma imagem da marca no mercado. 

Vantagens objetivas do Design de Varejo

Compreendendo o ciclo apresentado anteriormente nós vamos concluir que o design de varejo traz: 

  • Força para imagem da sua empresa
  • Atrai a atenção e a empatia do cliente
  • Gera engajamento interno entre os colaboradores e parceiros
  • Cria identificação do consumidor com os produtos e serviços oferecidos
  • Garante o conforto e o bom funcionamento do ambiente

Ao investir em projetos de design de varejo você estará olhando para a sua empresa como um todo. Desenvolvendo soluções que têm impacto direto e indireto em todos os setores.

Vai muito além de ter “um ambiente bonito e funcional”, é do cerne da sua marca que nós estamos falando. 

Tendências 

Se o Design de Varejo é tão importante para uma marca lojista, então as tendências são a maneira como essa ferramenta se expressa. Quando eu falo em tendência quero dizer “como o Design de Varejo aparece no mercado?”

Há duas tendências fortes de Design baseadas em estratégias de branding, são elas:

  • Co-branding
  • Rebranding

O design baseado em co-branding acontece quando duas empresas se juntam na criação de uma solução inovadora. Em outras palavras, há uma soma de esforços, uma cocriação. Mais do que uma empresa “mandar” e a outra “obedecer”. Existe uma troca honesta de ideias e percepções. 

Já o Design de Rebranding é feito como um esforço para ajustar a percepção do cliente em relação aos desejos dos idealizadores da marca. Ou seja, vamos imaginar que o seu consumidor esteja com uma “ideia equivocada” sobre a sua loja. 

O Design de Rebranding surge como uma alternativa para corrigir essa percepção.

Entenda a importância do Design de Varejo

Dicas incríveis para Design de Varejo

Agora vamos pensar em como colocar o design de varejo em prática. Antes de iniciar qualquer projeto e pensar nas cores, ou na iluminação, convém responder algumas perguntas básicas que darão o direcionamento para as ações. As principais perguntas são:

  • Qual é o problema que a sua marca resolve na vida do cliente?
  • Como você falaria da sua marca de forma sucinta para uma pessoa que jamais entrou em contato com o que vocês entregam?
  • Você tem 10 segundos para conseguir um grande investidor na sua marca, você só precisa sintetizar o valor da sua empresa em uma frase, e somente uma frase.
  • Quais são as impressões que você deseja despertar no consumidor?
  • Quais são as principais objeções que você imagina o seu consumidor impondo à sua marca?
  • Como você acredita que a sua marca pode superar a concorrência?

Pronto, respondendo essas perguntas você terá levantando pontos importantes para que o projeto de Design tenha sucesso. Afinal de contas, Design é planejamento, desenvolvimento de soluções e experimentação de ideias. 

Tudo isso vai muito além de apenas escolher as cores para a nova fachada da loja. É preciso buscar as causas e as motivações. 

Estratégias de consolidação de marca com Design

Por fim, se todos os passos anteriores foram feitos com dedicação, agora você terá a sua marca consolidada no mercado em decorrência das ações de Design. 

Sempre é bom lembrar que toda consolidação exige tempo, paciência e persistência dos responsáveis. É impossível construir uma marca forte da noite para o dia, entretanto, cada pequeno passo cria alicerces robustos que durarão por muitos anos.

Agradeço a leitura e até a próxima!

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