Quero abrir uma loja de acessórios femininos. O que eu preciso saber? Confira aqui!

Como está o mercado para acessórios femininos no Brasil?

Mesmo com o mercado em crise, as mulheres nunca deixam a vaidade de lado e sempre estão à procura de acessórios novos para compor o look do dia a dia ou para passear. Para saber disso, nem é necessário recorrer a pesquisas de mercado, basta observar suas amigas, vizinhas, parentes e seus próprios hábitos de compra.

Segundo uma pesquisa do FECOMERCE/CE divulgada em 2018, as vendas no varejo de bijuterias cresceram 9,7% no Natal de 2017 em relação ao ano anterior. Além disso, o setor teve a segunda maior alta do segmento daquele ano.

O melhor de tudo é que o segmento de bijuterias ainda promete crescer ainda mais nos próximos 5 anos. Isso significa que vender esse tipo de produto online, além de outros acessórios, pode trazer uma boa rentabilidade para o seu negócio.

Escolha o público-alvo

O público de jóias e semi-jóias não é sempre igual. Você pode focar em diferentes nichos para garantir uma infinidade de possibilidades. Pode ter uma loja, por exemplo, focada em um público de alto poder aquisitivo, com produtos de alto valor agregado, design diferenciado e exclusividade.

Ou ainda pode focar em um público mais popular, com produtos que sejam bem variados, com preços competitivos e formas facilitadas de pagamento. Quem decide é você, baseado nas pesquisas que realizou em sua cidade, no mercado de sua região e também na avaliação dos fornecedores.

É importante lembrar que a escolha do público-alvo vai afetar diretamente a quantidade de verba que vai precisar investir, tanto na qualidade dos produtos, quanto na preparação da própria loja e de toda a comunicação visual.

Por isso, este é uma das decisões mais importantes e que vai influenciar diretamente todas as etapas de sua operação e até a lucratividade que vai conquistar com a venda de cada uma das peças.

Uma boa dica para acertar é tentar atender um público que ainda não está sendo abrangido pelas lojas de sua região. Se todas as lojas de joia e semi-jóias de sua cidade estão focando em um público de alto poder aquisitivo, talvez haja um excelente mercado em aberto em outras fatias do mercado e vice versa.

O que vender em uma loja de bijuterias e acessórios?

Algumas das principais peças que podem ser vendidas em uma loja de bijuteria e acessórios são:

  • Brincos;
  • Colares;
  • Gargantilhas;
  • Pulseiras;
  • Tornozeleiras;
  • Anéis;
  • Relógios;
  • Acessórios para cabelos, como tiaras, presilhas e lenços.

Antes de definir com que artigos você vai trabalhar, é interessante entender quais fazem sentido para o público que você pretende atingir em seu negócio. Desse modo, você garante que haja sincronia entre o que seus potenciais clientes buscam e o que você vende.

Estrutura e equipamentos

A estrutura mínima recomendada para abrir uma loja de acessórios femininos é de 20m² para instalar o balcão de atendimento, estoque, salão de atendimento e exposição dos produtos, pequeno escritório e copa para os colaboradores.

Alguns dos equipamentos necessários são:

  • Vitrine para exposição dos produtos;
  • Balcão de atendimento;
  • Armários e prateleiras;
  • Computador;
  • Impressora;
  • Impressora fiscal;
  • Telefone;
  • Entre outros.

Investimentos

Se você chegou até esse ponto do artigo, é porque realmente está interessado em ter uma loja da bijuteria investindo pouco dinheiro. Logo, você precisa saber quais são os gastos necessários para conseguir abrir a sua loja, seja ela virtual ou física.

Loja física

Para uma loja física, existem diversos custos e o primeiro é com a locação do espaço. Além disso, você tem custos com a decoração do espaço, reformas e pequenas adaptações, caso seja necessário. Alguns equipamentos também são necessários, como: Vitrines, Balcão, Móveis e gavetas, Armários, Embalagens, Computador completo com impressora, Caixa registrada ou software para o computador, Máquina de cartão de crédito) e o principal o estoque para iniciar.

Pense que será necessário um capital de giro para a sua loja, ou seja, precisa ter um dinheiro em caixa para conseguir manter as operações enquanto o lucro ainda não estiver acontecendo. Mediante a todos os pontos levantados, serão necessários cerca de R$20.000 reais para iniciar sua loja. Mas não se preocupe, você consegue um bom lucro mensal.

INVESTIMENTOS FIXOS

1. Máquinas e equipamentos

ItemQuantidadeValor unitário
Ar condicionado1R$ 1.400,00
Câmeras de Vigilância1R$ 1.200,00

2. Equipamentos de informática

ItemQuantidadeValor unitário
Impressora Fiscal1R$1.800,00
Smartphone2R$   600,00
Computador1R$1.300,00

3. Móveis e utensílios

ItemQuantidadeValor unitário
Cadeiras4R$ 250,00
Prateleiras6R$ 200,00
Balcão1R$ 250,00

4. Veículos

Não é necessário

INVESTIMENTOS FINANCEIROS

ItemQuantidadeValor unitário
Estoque inicial1R$ 3.400,00
   

INVESTIMENTOS PRÉ-OPERACIONAIS

ItemQuantidadeValor unitário
Legalização1R$1.800,00
Reformas1R$3.000,00
Divulgação1R$1.000,00
Aluguel R$ 800,00
Etc.  

O investimento na loja física (reforma, móveis, vitrines, balcões e decoração), bem como para capital de giro (estoque inicial, custos fixos e mão-de-obra) girarão em torno de 20 mil.

Fonte: Sebrae

Loja virtual

Como falamos anteriormente, os custos são bem menores, você pode trabalhar da sua casa, onde você precisa de poucas coisas, como: computador e internet para realizar as postagens. É importante ter um bom celular ou uma câmera fotográfica semiprofissional ou até mesmo profissional, para que você consiga tirar fotos incríveis das suas bijus.

Nesse caso, a propaganda será a alma do negócio, é preciso investir pesado em marketing. Então, boa parte dos seus custos serão em propagandas patrocinadas nas redes sociais, e caso opte por criar um site a partir de um desenvolvimento, terá esse custo também.

Em média, os valores mensais considerando o custo inicial de criar um e-commerce, não ultrapasse os R$2.000 reais.

Onde comprar bijuterias para revender?

Atualmente, existem diversas empresas atacadistas que fornecem bijuterias a preços acessíveis para quem quer revendê-las. Dependendo dos itens, é possível você ter lucros de até 600%! Nesse caso, você investe em peças não exclusivas, mas que têm boa procura.

Alguns sites que vendem bijuterias no atacado são:

Nesses atacadistas, você pode encontrar brincos, anéis e pulseiras que custam menos de R$ 3. Vale a pena dar uma olhada e considerar a possibilidade.

Uma ideia é você criar kits com diversos acessórios ou até criar um clube de assinatura em que os clientes recebem itens-surpresa todo mês. Isso garante a venda recorrente e ajuda você a manter uma renda estável e mais segura.

Divulgação e dicas

A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja abrir uma loja de acessórios femininos, o uso das estratégias de marketing de qualidade pode funcionar como fatores determinantes para o sucesso de um negócio.

A primeira regra antes de divulgar uma empresa de serviços é fazer a definição do seu público-alvo, conforme o serviço prestado. Depois dessa definição, o próximo passo é partir para os investimentos mais adequados para este fim. O empreendedor poderá utilizar das mais variadas ações de comunicação para tornar os seus produtos conhecidos. Ele poderá utilizar os materiais impressos, como por exemplo, cartões de visita, flyers e folders e também, os meios digitais, com a criação de um perfil nas redes sociais onde ele divulgara a sua empresa.

Como dica de negócio, o empreendedor deverá realizar com frequência pesquisas de mercado, público-alvo e concorrência para tentar identificar pontos de desejo que ainda não foram entregues por ninguém no mercado e claro, oferecê-los em seu negócio como diferencial.

Franquias

As franquias de bijuterias estão inseridas no segmento de “Acessórios pessoais e calçados”, que cresceu 12% em faturamento no ano de 2015 em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Este setor corresponde a 7,1% do faturamento do Franchising e possui mais de 10 mil unidades franqueadas.

Entre as franquias de bijuterias podemos citar: Biju Store, Josefina Rosacor, Morana, Balonè e My Gloss. Além da franquia de acessórios em aço hipoalergênico, Empório do Aço e da franquia de Joias, Lis Joalheria.

Gostou da matéria, então indique para suas amigas e caso esteja pensando em abrir sua loja entre em contato conosco e inicie seu projeto hoje mesmo!

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