Como abrir uma loja de conveniência? passo a passo

Você já pensou em abrir uma loja de conveniência? As lojas de conveniência comercializam produtos alimentícios industrializados, cigarros, bebidas, fast food, alimentos prontos, materiais de higiene pessoal e de limpeza, entre outros itens que estão no cotidiano no consumidor.

As características básicas das lojas de conveniência são: ficarem abertas 24 horas e serem parceiras nos postos de combustíveis. No entanto, há lojas de conveniência em aeroportos e em halls de hotéis e pousadas.

Se você já pensou em abrir esse tipo de negócio, saiba que é necessário ter um bom planejamento, investimento e dedicação! Pensando em tudo isso, o Abertura Simples preparou um artigo com tudo o que você precisa saber para abrir uma loja de conveniência e se dar bem nos negócios. Confira:

Loja de Conveniência: Começando do zero

Você quer abrir um negócio lucrativo e está com dúvida? Loja de Conveniência é o empreendimento ideal!

Optar por abrir a sua própria marca necessita de mais investimento, porém permite que você seja dinâmico, criativo e tenha independência das suas decisões, além de não necessitar a divisão dos lucros e pagamento de taxas.

O marketing da loja própria exige mais investimento e tempo para criar uma marca do zero.

Os produtos e quantidades a serem vendidas na sua própria loja, é você quem escolhe. Você terá liberdade para escolher tudo.

Se o seu empreendimento der certo, você poderá se tornar um franqueador com a sua própria marca.

Quando você abre a sua própria marca, se der certo, você pode se tornar um franqueador e ter muito mais lucros à longo prazo.

Para abrir um negócio inovador, o indicado é abrir um negócio próprio para não ser influenciado.

Plano de negócios

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como, os serviços que irá oferecer em sua loja. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá frequentar o sua loja, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

Resumo dos principais pontos do plano de negócio:

  • O que é o negócio
  • Quais os principais produtos e/ou serviços
  • Quem serão os seus principais clientes
  • Onde será localizada a empresa
  • O montante de capital a ser investido
  • Qual será o faturamento mensal
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

 

Localização ideal de uma loja de conveniência

A grande maioria das lojas de conveniência fica em postos de combustível, mas não precisa ser necessariamente em tal local. Elas podem estar em avenidas e ruas ou até em borracharias, desde que tenham um horário de funcionamento estendido e tenha uma grande variedade de itens em suas prateleiras.

O principal sobre a localização da loja de conveniência é observar a segurança do espaço, uma vez que este modelo de novo negócio deve funcionar, ao menos, após as 21h para ser considerado útil ao mercado local. Por isso, é preciso não apenas um bom sistema de segurança, mas que esteja em um local que não seja considerado zona de risco e que tenha visitas nos horários em que os supermercados estão fechados. Observe o fluxo de carros e a sinalização do posto de gasolina e assim poderá escolher um bom espaço.

Estrutura de uma Loja de Conveniência

A estrutura ideal de uma Loja de Conveniência é que seja bem distribuída, com uma área de fácil acesso para qualquer pessoa e com possibilidade para ampliação em caso de necessidade.

Sugerimos uma área à partir de 70 m² divididos nos seguintes setores:

– Ambiente na loja com estantes e freezers para exposição de produtos em geral;
– Ambiente com mesas e cadeiras para os clientes;
– Ambiente para o caixa;
– Ambiente da cafeteria e padaria, com estufas e balcão;
– Banheiro;
– Estoque;
– Cozinha;
– Administrativo.

As estantes devem ser bem organizadas e bem localizadas como em um supermercado, separadas por segmentos.

Os equipamentos necessários para montar uma loja de conveniência básicos são:

Balcões;

Gôndolas;
Freezers;
Estufas
Micro-ondas;
Mesa pub e banquetas;
– Máquinas de Cartão;
– Caixa;
– Telefone;
Entre outros.

Custos e Investimento para montar a sua Loja de Conveniência

O investimento inicial para montar a sua Loja de Conveniência gira em torno de R$90.000,00, incluindo toda a instalação, reforma do espaço, documentação e equipamentos.

Os custos vão depender da quantidade de funcionários, fornecedores e gestão, além dos custos fixos, como:

– Aluguel;
– Concessão, que é o pagamento da retribuição em relação ao primeiro decênio de marca e emissão do certificado no caso de marca própria;
– Compra de produtos;
– Pagamento de Fornecedores;
– Pagamento dos Funcionários;
– Água, luz, telefone, internet, impostos, taxas, etc.

Planeje todos os custos, gastos, impostos que você terá ao fazer o plano de negócios. Assim você vai saber até quanto pode gastar e se tem condições de abrir e manter uma loja de conveniência.

Equipe de Funcionários para sua Loja de Conveniência

A base do sucesso da sua Loja de Conveniência é o bom atendimento e relacionamento com a clientela.

Então, mantenha a sua equipe bem treinada, estimulada e motivada para que você consiga a fidelização dos seus clientes sempre e para atender todas as necessidades dos consumidores.

Crie estratégias e ações de recompensa, ou algo que vá motivá-los a trabalhar em sua loja, invista em treinamentos e reuniões para feedback.

A quantidade de funcionários vai depender da quantidade do fluxo de clientes e tamanho da loja, porém, indicamos de 2 à 3 funcionários por turno em uma loja pequena, para manter a organização e limpeza do local, garantindo o bom atendimento dos clientes.

O ideal seria ter 2 funcionários no balcão da confeitaria/panificação, 2 para o caixa, 1 para a limpeza e 1 para o salão, onde os clientes sentam nas mesas para consumir, porém você pode ir aumentando conforme a sua necessidade.

E ja sabe precisando de um projeto para sua loja pode contar conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produtos

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá
Como podemos te ajudar?