Tenha um ambiente instagramável na sua loja.

O que é um ambiente instagramável?

Não é de hoje que muito se fala sobre a criação de experiências com a marca nas estratégias de Marketing. Já está quase superado o Marketing tradicional – voltado para produtos.

O negócio agora é colocar os clientes e leads no centro do processo comercial, criando interações significativas com eles.

O básico de qualquer estratégia é gerar conteúdo relevante e de qualidade para as diferentes mídias. Posts para redes sociais, blogs, vídeos para YouTube… A lista vai longe! Limitada apenas pela sua criatividade e capacidade técnica de executar as ideias mais mirabolantes.

Nesse sentido, pensando em causar impacto em um mundo cada vez mais apegado à imagem e conteúdos visuais, chega a tendência do ambiente instagramável.

O objetivo dessa técnica é criar ambientes, produtos e experiências que valham o clique. Ela apela para o hábito contemporâneo de registrar tudo em imagens e oferece conteúdo visual impactante. Tudo – é claro – sempre muito bem alinhado com os interesses das personas e com próprio branding da empresa.

O ambiente instagramável deve ser visualmente tão instigante a ponto de agregar valor às fotos do lead. Logo, ele irá voluntariamente compartilhar essa imagem em suas redes sociais – geralmente marcando os perfis oficiais da loja.

Utilizar o ambiente instagramável junto de uma campanha com alguma hashtag específica é o ideal para aumentar o alcance da estratégia de Marketing, por exemplo.

Além disso, o ambiente instagramável é uma forma única e criativa de explorar o branding da marca. Afinal, trata-se de uma verdadeira instalação artística de sua marca. Nela, você tem muito espaço para expressar de forma criativa seus valores e toda a identidade que deseja comunicar aos clientes.

Ou seja, você cria um ambiente legal e, então, seus próprios clientes e visitantes passam a gerar conteúdo para você. Não é demais? 

Por que o Instagram?

Naturalmente, o interesse nessa rede social não poderia ser diferente. Dê uma olhada no quadro abaixo para entender o impacto do Instagram no Marketing Digital:

  • 1,1 bilhão de pessoas usam o Instagram a cada mês, com uma taxa de interação de 2,2%! (Para você ter uma ideia, o Facebook tem somente 0,22%);
  • 25 milhões das contas ativas são perfis de empresas;
  • 80% dos usuários segue, no mínimo, um perfil comercial;
  • 60% usam o Instagram para conhecer produtos;
  • 75% tomam ações de compra a partir da interação com a rede.

Fonte: https://blog.hootsuite.com/instagram-statistics/

Para você ter uma ideia mais concreta do que é um ambiente instagramável, trouxemos algumas inspirações!

Enfim, agora que você sabe um pouco mais sobre esta tendência, que tal algumas dicas sobre como atrair seu público-alvo para a sua loja e fazer com que estes momentos se transformem em fotos, curtidas e compartilhamentos? Então, vamos lá:

1 – Criar eventos

 Promover momentos especiais nas lojas pode ajudar a atrair clientes (usuários do Instagram) que encontram nestes eventos uma oportunidade para partilhar a sua experiência com a loja com seus seguidores;

2 –  Adicionar componentes dinâmicos

Uma cafeteria, por exemplo, não precisa necessariamente ser apenas um local onde se serve café. Pode ser também um local para presentes criativos, tornando o espaço mais dinâmico;

3 – Utilizar produtos criativos como os da Uatt?

Produtos com significado para o consumidor, com atitude e que trazem emoção. Hoje, muitos consumidores escolhem os produtos com o design mais inovador pensando no que vai compartilhar em suas redes sociais. Temos alguns exemplos sobre a nossa uattmosfera instagramável no post “Branding: Por que sua loja deve fazer?”;

4 – Ambiente bem iluminado

Um dos elementos fundamentais para uma boa fotografia é a luz. Foque em construir ambientes com claridade suficiente para assegurar que é possível fotografar no seu PDV;

5 – Foque na experiência do consumidor

O conforto é a bola da vez, o bem-estar do consumidor tem de vir em primeiro lugar. Será que os produtos estão bem expostos, os itens estão acessíveis? Pensar como cliente e não como dono do negócio nos ajuda a ver deficiências do visual da nossa loja e pode ser uma ótima fonte de insights para você melhorar o layout da sua loja.

Alguns exemplos de ambientes instagramáveis que deram certo

Essa estratégia de marketing ajudará sua empresa a ganhar mais visibilidade de forma orgânica, fortalecimento de marca e aumento em vendas por gerar o famoso “boca a boca”

E aí? Bora “instagramar” sua loja? Estamos ansiosos para ver seu ambiente!

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