Como aumentar as vendas no varejo? Confira 4 ideias!

Diante da situação econômica do Brasil, muitos consumidores estão cortando da lista de compras, aqueles gastos que são considerados supérfluos, como idas à restaurantes e outros programas voltados ao lazer.

Para se ter uma noção, o ano de 2016 fechou com déficit de 6,2% no varejo como um todo, excetuando-se por exemplo, o setor de materiais de construção.

Este foi um dos piores resultados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo assim, todo investimento nos setores de marketing e vendas certamente farão a diferença nos anos que seguem.

Veja a seguir, 4 dicas de como aumentar as vendas no varejo!

ROI

A expressão em inglês “ROI”, que significa “retorno do investimento”, aplica-se neste momento para seu consumidor.

Como?

Sua loja não venderá apenas mais um produto, ela passa a trabalhar com a superação de expectativas do cliente, benefícios diferenciados da concorrência e uma experiência de compra nada menos que sensacional no ponto de venda, iniciando por seu marketing, passando pelo atendimento e finalizando com uma super “ligação” de pós-vendas.

Esteja bem preparado para implantar este processos o quanto antes.

FIDELIZAÇÃO

Não importa se é por meio de um cartão de “compre 10 e leve 1 de graça”, ou por uma campanha automatizada de marketing.

A necessidade de fidelizar o cliente, parte do princípio da administração de empresas que refere-se ao custo de aquisição de um novo cliente versus a retenção daquele que já está na casa.

Atente-se para encantar mais uma vez o cliente fiel. Não tenha medo de iniciar este controle em uma simples planilha em Excel, com dados base da clientela, como seu nome, telefone, estado civil, profissão e bairro onde mora.

Esses dados serão de grande valia na hora de seu departamento de marketing fazer o mapeamento da persona ou target que compra em seu estabelecimento, além de seu setor comercial estar embasado para uma abordagem mais assertiva.

Lembre-se: tudo isto pode ser facilitado por meio de um sistema de gestão ou CRM. Invista.

VAI TRABALHAR COM ITENS QUE NÃO SÃO DE PRIMEIRA NECESSIDADE? ATENÇÃO.

Se supermercados e restaurantes anunciam com frequência, imagina o quão necessário é para uma empresa que não trabalha diretamente com alimentação, se comunicar com seu cliente.

O investimento em marketing é ferramenta crucial para mostrar valor, posicionar a marca em um segmento de mercado, bem como para o fomento de vendas.

Fazer com que seu prospect veja uma necessidade sendo suprida, é primordial para todo o seu material de comunicação.

Portanto, na hora de montar uma campanha publicitária ou de marketing, lembre-se de vender benefícios do produto e não somente as características.

SUPERVISIONE

Sabemos que alguns funcionários possuem características mais proativas, no entanto, nem todos se auto gerenciam.

Desta forma, o controle sobre todas as ações, faz parte de uma boa administração de vendas, onde são feitas reuniões periódicas com a equipe envolvida, desde o marketing, passando pela gerência de vendas e vendedores, além do pós-vendas.

Lembre-se de estabelecer metas factíveis ao grupo, trabalhando a motivação interna de sua equipe, além de montar grupos de estudos dos produtos e de clientes.

Segundo Fred Rocha, diretor da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, “treinar a equipe é muito importante, contudo, muitos varejistas tem a sensação que estes pequenos treinamentos são perda de tempo”. Pense à respeito.

Por fim, use a internet a seu favor para coletar pesquisas de dados de mercado, verificar informações sobre a concorrência, dentre uma série de outras possibilidades que podem contribuir para a melhoria de seu negócio, evitando tornar-se aquele varejista à moda antiga, com a velha sensação de que quando sua loja não está vendendo, o problema é somente dos vendedores.

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