O que é Cross Selling?

O Cross Selling é uma técnica de venda bem simples que existe tanto para complementar a experiência do consumidor, quanto para gerar mais lucro na venda. Essa técnica consiste em oferecer ao cliente um produto complementar ao que ele já está comprando.

Assim como nos supermercados existem os produtos de conveniência, que são aqueles que ficam próximos a outros relevantes (por exemplo; a sessão de molhos ficar próxima à sessão de massas e dispor pacotes de queijo ralado nas gôndolas), todos os setores também possui produtos que agregam relevância à outros: Em redes de fast food e lanchonete, é muito comum oferecer bebida e batata frita quando se pede um lanche, ou quando já pede o combo oferecem alguma troca por um pequeno acréscimo no valor; Em lojas de tecnologia, pode ser oferecido cases, fone de ouvidos e apoios de celular, caso o cliente tenha acabado de comprar um smartphone; Ao abastecer em um posto de gasolina, os frentistas oferecem serviços como troca de óleo, limpeza; Ou até mesmo em um loja esportiva, ao comprar um tênis é possível que te ofereçam meias, calças, bermudas e por aí vai… O importante mesmo é oferecer algo complementar e relevante para o cliente.

Apesar de ser uma técnica simples, é preciso saber a melhor forma de oferecer um outro produtos ao cliente. Saber escutar as necessidades do consumidor e conhecer os produtos é essencial. Além disso, dê sugestões simples e não ofereça muitos produtos ou itens que não estão relacionados com o que o cliente já adquiriu! Uma forma sutil de praticar o cross selling é deixar aparente produtos estrategicamente posicionados em gôndolas ao lado das filas do caixa, impulsionando as compras por conveniência.

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